sábado, 13 de outubro de 2012

Tipos de violência doméstica

Como é que as feministas definem a violência doméstica?

Uma popular página feminista prestou um serviço publico ao definir "concretamente" o que constitui um acto de violência doméstica.

Formas de violência doméstica e familiar contra a mulher:

I - a violência física, entendida como qualquer conduta que ofenda sua integridade ou saúde corporal;

Isto não é violência doméstica contra a mulher, mas contra qualquer pessoa (especialmente contra as crianças, que são maioritariamente vitimas de violência doméstica por parte das mulheres).
II - a violência psicológica, entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima

Diminuição da auto-estima da mulher é um acto de "violência doméstica"? Isso também se aplica aos homens e às crianças?
ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações,

Portanto, se uma mulher se atrasar e o seu esposo entrar em contacto com ela via telemóvel, ela pode considerar isto um acto de "violência doméstica" visto estar a tentar "controlar as suas acções".
comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação;

III - a violência sexual, entendida como qualquer conduta que a constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força; que a induza a comercializar ou a utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade, que a impeça de usar qualquer método contraceptivo ou que a force ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição, mediante coação, chantagem, suborno ou manipulação; ou que limite ou anule o exercício de seus direitos sexuais e reprodutivos;

Se um homem impedir a mulher de matar o filho de ambos, isso é violência doméstica . .  .contra a mulher.
IV - a violência patrimonial, entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades;

Invertendo os sexos, podemos dizer que a pensão alimentícia é uma forma dde violência doméstica contra os homens uma vez que ele é FORÇADO pelo governo a subsidiar a mulher.
V - a violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.


Em nome da igualdade, o reverso também se aplica: tudo aquilo que a mulher faça ao marido ou às crianças que seja calunioso, difamatório e injurioso, constitui um acto de violência  doméstica.

.........

Esta lista é bastante informativa, mas, infelizmente, incompleta. Eis aqui mais casos de violência doméstica não listadas pela página feminista:

VI - violência doméstica desportiva, entendida como qualquer conduta que configure algum tipo de ultraje à mulher mediante manifestação de superior capacidade física do homem.

VII - violência doméstica intelectual, entendida com qualquer conduta que leve o homem vença a mulher em algum tipo de jogo de mesa ou jogo informático (Xadrez ou PacMan)

VIII - violência doméstica musical, entendida como qualquer conduta onde o homem pede à sua esposa que pare de cantar por esta estar a desafinar uma música do seu (do marido) agrado.

IX - violência doméstica culinária, entendida como o tipo de acção levada a cabo pelo marido quando este critíca algo que a esposa cozinhou.

X - violência doméstica rodoviária, entendida como a crítica que o homem faz às habilidades (ou falta delas) da mulher quando esta se encontra ao volante dum carro.

XI - violência doméstica sexual, entendida como o acto de rejeitar os avanços sexuais da sua esposa.

XII - violência doméstica estética, entendida como a resposta negativa à pergunta feita pela mulher "Fico bem assim?".

XIII - violência doméstica calórica, entendida como resultante da pergunta feita pelo marido "Ganhaste peso?"



Sem comentários:

Enviar um comentário